top of page

O meu nome é Pedro, e sou um aluno de Biologia do 11 ano do Colégio Vasco da Gama

Resumo do do documentário: “DNA: A promessa e o preço.” 

Biologia

03-OUT-2013

O que determina a longevidade de um organismo

Discussão:

1) Células do testículo humano.

A) No zigoto a dimensão dos telómero é máximo e mantem-se constante, até determinada altura, que varia com o tecido em questão.

B) O estado de activação do gene para a telomerase são expressados em momentos diferentes de acordo com as células em questão.

C) Todos os tecidos possuem, além de um tempo de actuação diferente telómeros de diversos tamanhos.

 

2) A idade real de Dolly ao morrer seria de doze anos e sete meses, pois os telómeros da célula glândula mamária da ovelha que Bellinda, já estavam gastos.

2.1) A razão da baixa longevidade dos clones ocorre porque quando clonamos um ser vivo a partir de outro, como a Dolly, o clone vai nascer e continuar a vida com o mesmo  numero de telómeros do que o ser vivo que originou o clone naquela altura.

13-NOV-2013

Longevidade de um organismo.

Resumo do do documentário: “DNA: A promessa e o preço.”
O filme fala sobre o DNA, e do descobrimento da estrutura helicoidal do mesmo que foi descoberta pelo norte americano James Watson e pelo britânico Francis Crick em 1953, que nove anos depois ganharam o Prémio Nobel de medicina.
Com a descoberta da estrutura do DNA veio a promessa de uma vida mais longa e saudável, através do entendimento do DNA que está situado no nossos cromossomas.
O filme mostra-nos também que tipo de pesquisas cientifícas estão ocurrendo, e que processos os cientistas estão a tentar desenvolver para que sejam capazes de ler e entender o DNA de cada individuo, para prevenir doenças como diabetes, cancro e doenças cardíacas que têm origem nos genes.  
No documentário vemos a história de uma mulher chamada Wendy Watson, que ao pesquisar a sua árvore genealógica descobriu que o cancro da mama tinha sido passado de geração em geração. Com medo de contrair o cancro da mama Wendi fez uma masectomia dupla preventiva, mesmo sem saber se tinha cancro ou não. A promessa da ciencia genética é evitar situações como estas.
No decorrer do filme vemos muitos mais exemplos, de como o estudo dos genes salvou muitas pessoas.
Também vemos outro aspecto do filme sobre o estudo do DNA, que é a parte moral. No filme temos o exemplo que no futuro as pessoas antes de ter o bebé podem “desenha-lo” como querem. No entanto muitas pessoas não acham este processo natural. No documentário dão-nos a conhecer uma familia que  teve uma filha com Anemia de Fanconi. Para curá-la os pais decidiram ter um filho para depois fazer um transplante de medula osséa. Este exemplo levanta muitas questões éticas e morais.
Outro ponto do filme é a clonagem, maior parte das pessoas dizem que a clonagem  também levanta questões morais e eticas enquanto que cientistas acreditam que no futuro a clonagem não vai ser mais do que um meio de reprodução para casais inférteis.
   

Reprodução assexuada:

Só existe um organismo progenitor que se divide por mitose e que pode opriginar vários seres

 

12-DEZ-2013

Eu sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar o seu próprio texto e editar-me. Sou um ótimo lugar para você contar sua história e para que seus visitantes saibam um pouco mais sobre você.

Propriedades das rochas:

As rochas e minerais têm certas prpriedades que nos permite distinguir um dos outros.

 

 

Essas propriedades são:

 

  • Forma cristalina- Maior parte dos minerais não exibe uma forma cristalina, a razão disso é que nem todos minerais formam-se nas condições óptimas necessárias para a formação de cristais

  • Cor- A cor não é propriedade mais certa para classificarmos minerais, pois pode haver e certamente que há, various minerais diferentes com a mesma cor. A cor deve ser observada numa superficie recente, visto que pode sofrer alterações.

  • Risca- A risca ou traço de um mineral é a cor do pó do mineral

  • Brilho- O brilho é a qualidade ou aparencia da luz reflectida no mineral, há três tipos fundamentais de brilho:

bottom of page